segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Águas Privatizadas!


A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou a privatização do serviço de Distribuição de Águas com os votos de parte da bancada do PSD, na passada sexta-feira. A mesma bancada chumbou um referendo à população sobre o assunto.

Com mais de 20 pessoas impedidas de assistir à Assembleia por falta de espaço na sala e perante o silêncio incompreensível da bancada do PSD, choveram críticas da oposição. As primeiras porque os documentos em discussão estavam ilegíveis (exemplo), o que não foi fundamentado nem corrigido. Depois porque contrariam as recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ver análise) que chega a afirmar que a fundamentação do executivo é “insuficiente no que respeita à demonstração da vantagem da concessão por comparação com a manutenção da gestão directa dos serviços”. Alerta ainda que “no que se refere à acessibilidade económica dos serviços de águas, o tarifário máximo considerado pelo Concedente implica a diminuição da qualidade do serviço de abastecimento”.

O deputado do Bloco de Esquerda, Fábio Salgado, acusou o executivo de “prepotência” por recusar o referendo num assunto que não estava no programa de nenhuma força política e afirmou-se contra que “a água que pertence a toda a gente passe a pertencer a um núcleo de gestores e administradores que terão o lucro que quiserem para que nós tenhamos a água que precisamos”.
Adiantou que “o município fica pior porque perde a capacidade de decidir sobre o que é de toda a gente”. E alertou que “a maior parte da rede tem uma vida útil de 30 anos, ou seja, que o investimento na rede será necessário apenas no fim do contrato, a cargo do município” (ver intervenção)

Jorge Barroso, presidente da Câmara, diz-se contra a privatização, mas propõe um contrato de 30 anos com uma empresa de capital eventualmente estrangeiro e sediada em qualquer parte do mundo (ler aqui as mentiras do Presidente).

No momento da votação, a população levantou folhas que diziam “Não” e uma faixa contra a privatização da água (ver vídeo). Após as declarações de voto, toda a oposição abandonou a Assembleia em protesto.

Antes desta discussão o Bloco de Esquerda aprovou a reabertura de todos os Fontanários, Fontes e Bicas do Concelho, que tinham sido fechados nos últimos meses sem anúncio nem justificação válida (ver proposta).